NOTÍCIAS DE UM MEGA-EVENTO – OS FESTIVAIS DO FESTIVAL DO RIO 2012




A 14ª edição do Festival do Rio desponta na capital fluminense de 27/09 a 11/10 com cerca de 400 filmes de mais de 60 países em mais de 30 pontos de exibição, consolidando o evento como o mais importante festival de cinema da América Latina. Como sempre, traz o que há de novo e significativo na produção cinematográfica mundial, bem como os títulos que foram destaque em festivais que o antecedem: Veneza, Sundance, Cannes, Gramado, Rotterdam, Berlim, Toronto etc.

John Carpenter (foto: divulgação)


Os homenageados de 2012 são o diretor americano John Carpenter - que ganha mostra especial voltada a sua obra - o brasileiro Alberto Cavalcanti, e os  portugueses Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues, cujos filmes estarão na Mostra Imagens de Portugal – comemorativa do ano de Portugal no Brasil. O país homenageado é o Reino Unido,  representado no Festival pelo diretor Mike Newell (Quatro Casamentos e um Funeral), que vem exibir seu novo longa GREAT EXPECTATIONS, com Ralph Fiennes. E falando em expectativas, a organização do evento pretende esse ano alcançar o público recorde de 300 mil espectadores. 

Para o cinema brasileiro o Festival do Rio representa também uma vitrine decisiva. Já com 74 filmes confirmados, a Premiére Brasil tem papel estratégico na formação de público para os meses seguintes, principalmente num ano como este, em que os filmes nacionais – com exceção de E AÍ COMEU – tem tido bilheterias muito abaixo da média. A mostra competitiva nacional vem com 22 longas inéditos (12 ficções e 10 documentários) que além de exibidos serão debatidos e votados por júri, crítica e público. Os melhores levarão o cobiçado Troféu Redentor, selo de qualidade em qualquer sala de exibição ao redor do mundo. A Premiere Brasil acontece como em todos os anos no Cine Odeon e no Centro Cultural da Justiça Federal (Mostra Novos Rumos).

Externa de "Gonzaga - De Pai Pra Filho" (foto: divulgação)


O filme de abertura será o brasileiro GONZAGA – DE PAI PRA FILHO em sua primeira exibição mundial. A aguardada produção do diretor Breno Silveira (2 Filhos de Francisco) conta novamente uma história de pai e filho, aqui no caso Gonzagão e Gonzaguinha, no ano do centenário do Rei do Baião. “Dois homens completamente diferentes, dois grandes sucessos nacionais, que tiveram que superar a distância e o preconceito para fortalecer os laços entre pai e filho”, diz a sinopse na página oficial. A estréia em todo o Brasil ocorre um mês depois, em 26 de outubro. A história é um "achado"! Nunca na música brasileira um pai e um filho conseguiram ser tão diferentes como esses dois, inclusive fisicamente. Isso sempre me deixou intrigado, e imagino que eu não seja o único .. Enfim, o filme promete, mas ninguém duvida que a repercussão da premiere no Festival do Rio será decisiva para sua performance no circuito comercial.



Ilda Santiago, Sérgio Sá Leitão e Valquíria Barbosa na Coletiva de Imprensa hoje no Cine Odeon
(fotos: Onofre Veras/AgNews)

Democratização do Acesso e Fomento ao Mercado, são esses os principais OBJETIVOS do Festival para este ano, anunciados em coletiva de imprensa acontecida hoje no Cine Odeon com Ilda Santiago – diretora e idealizadora do evento – Valquíria Barbosa – diretora do RioMarket – e Sérgio Sá Leitão, presidente da RioFilmes, principal patrocinadora.

FOMENTANDO O MERCADO

Segue cada vez mais forte o já tradicional RioMarket, evento paralelo com vasta programação de workshops, cursos, debates, seminários, rodadas de negócios etc, que acontece no Armazém 6 do Cais do Porto. Uma das metas é estimular acordos de co-produção com o Reino Unido, mas representantes de Portugal e Espanha também são esperados. Vale a pena entrar no ótimo site do RioMarket e ficar por dentro da programação. Técnicos premiados e consagrados vão ministrar workshops práticos, tais como Workshop de Maquiagem com Dean JonesWorkshop de Figurino com Audrey FisherWorkshop de Som com Chris Newman e Tom Fleischman (a dupla premiada com 13 Oscars demonstra como os áudios gravados no set se tornam o som final do filme); Workshop de Roteiro com Frank Spotnitz, roterista e produtor dos filmes “Arquivo X”. Isso só pra começar .. Em outro seminário será debatido o processo de digitalização das salas de cinema. Há risco de fechamento de inúmeras salas no Brasil a curto e médio prazo se não forem realizadas as trocas necessárias dos equipamentos de projeção, alerta Valquíria. Enfim, são inúmeros os temas e as abordagens, e tem pra todos os gostos.

DEMOCRATIZANDO O ACESSO

“Transformar o Festival do Rio num festival para a cidade inteira", sintetiza Ilda Santiago. O plano é levar a sétima arte a bairros e comunidades onde ela pouco chega. O Complexo do Alemão receberá – como já aconteceu ano passado – o Cine Carioca Nova Brasília, onde mais de 70 mil espectadores são esperados. O já tradicional Cinema Livre irá novamente se espalhar em lonas e praças de diversos bairros das zonas norte e oeste da cidade.

Primeira Cena de The Pleasure Garden, 1925 
(foto: Alfred Hitchcock - DP)

Quatro anos depois está de volta o Cinema na Praia, com projeções ao ar livre em telona montada nas areias de Copacabana. Um dos destaques será a exibição, na quinta 04/10, do filme mudo The Pleasure Garden, de 1925, primeiro longa de Alfred Hitchcock, em versão restaurada e acompanhado pela Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem.

Mas a grande novidade fica mesmo por conta do Cine Carioca Méier, um novo espaço com três salas e capacidade para 400 pessoas a ser (re)inaugurado no mesmo local onde funcionava o lendário Cine Imperator, que em seus tempos áureos foi a maior sala de cinema da América Latina (olha ela aqui de novo!). Na quinta 27, pela primeira vez na história do Festival, o filme de abertura será exibido simultaneamente no Odeon e no Imperator.

Foto de 1985 de autoria Luiz Bettencourt - 
do Banco de Imagens do jornal O Globo

Tomara que tudo isso dê certo, e que o público da praia, do Méier, do Alemão, da Zona Norte e da Zona Oeste prestigiem o Festival do Rio. Amanhã (quarta) começa a venda pelo <http://ingresso.com> dos famosos passaportes para o festival. R$ 200,00 o de 25 ingressos e R$ 350,00 o de 50 ingressos.

O Festival do Rio não é um só. Para alguns produtores e realizadores, ele representa o decisivo teste de audiência para seus filmes, antes da estréia em salas comerciais, ou, em diversos casos, a própria oportunidade de vendê-los a distribuidores. Para muitos expectadores ansiosos, o Festival é a chance de ver os filmes de seus diretores e atores prediletos bem antes de entrarem em cartaz. Para certos cinéfilos aficcionados, é a ocasião de conferir aqueles filmes cults ou independentes, que nunca vão entrar em circuito, nem sair em DVD, nem disponível pra download, nem passar na TV: é agora ou nunca mais .. E por aí vai: existem muitos festivais no Festival do Rio. Qual é o seu?

Até quinta, no Odeon ou no Imperator
.DarioPR


LONGAS ESTRANGEIROS SELECIONADOS

PANORAMA DO CINEMA MUNDIAL

- Pieta, de Kim Ki-Duk
- Hemingway & Gellhorn, de Philip Kaufman
- Twixt, de Francis Ford Coppola
- Ruby Sparks, de Jonathan Dayton, Valerie Faris

- Quelques Heures de Printemps, de Stéphane Brizé
- Argo, de Ben Affleck
- Journal de France, de Raymond Depardon, Claudine Nougaret
- Holy Motors, de Leos Carax
- In the House, de François Ozon
- The Company You Keep, de Robert Redford
- In the Land of Blood and Honey, de Angelina Jolie
- Magic Mike, de Steven Soderbergh
- Bestiaire, de Denis Côté
- Parada, de Srdjan Dragojevic
- Caesar Must Die, de Paolo & Vittorio Taviani
- As Sessões - The Sessions, de Ben Lewin
- Beasts of the Southern Wild, de Benh Zeitlin
- Simon Killer, de Antonio Campos
- The Queen of Versailles, de Lauren Greenfield
- Robot and Frank, de Jake Schreier
- Lay the Favorite, de Stephen Frears
- Red Hook Summer, de Spike Lee
- Hysteria, de Tanya Wexler
- Rust and Bones, de Jacques Audiard
- Selvagens - Savages, de Oliver Stone
- Lore, de Cate Shortland
- Thermae Romae, de Hideki Takeuchi
- The We and the I, de Michel Gondry
- 7 Days in Havana, de Laurent Cantet, Benicio Del Toro, Julio Medem, Gaspar Noé, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabío, Pablo Trapero
- Mekong Hotel, de Apichatpong Weerasethakul
- Gangs of Wasseypur, de Anurag Kashyap
- Sons of the Clouds: The Last Colony, de Alvaro Longoria. Narrado por Javier Bardem
- Elena, de Andrey Zvyagintsev
- The Taste of Money, de Sang-Soo Im
- Moonrise Kingdom, de Wes Anderson
- Paradise: Love, de Ulrich Seidl
- Le Repenti , de Merzak Allouache
- Killer Joe, de William Friedkin
- Shokuzai, de Kiyoshi Kurosawa
- Me Too, de Alexei Balabanov
- Open Road, de Márcio Garcia, com Andy Garcia, Christiane Torloni
- El Artista y la Modelo, de Fernando Trueba
- Romanzo di una Strage, de Marco Tullio Giordana
- Chiri, de Naomi Kawase
- Marie Kroyer, de Bille August
- Magnifica Presenza, de Ferzan Ozpetek
- The Land of Hope, de Sion Sono
- Stories We Tell, de Sarah Polley
- Camille Rewinds, de Noemie Lvovsky
- While We Were Here, de Kat Coiro
- There Be Dragons, de Roland Joffé, com Rodrigo Santoro
- Pauline Détective, de Marc Fitoussi
- Ernest et Celestine, de Bejamin Renner, Stephane Aubier, Vicent Patar
- Stopped on Track, de Andreas Dresen


FOCO REINO UNIDO – UK SEASON

- A Liar’s Autobiography - The Untrue Story of Monty Python’s Graham Chapman, de Jeff Simpson, Bill Jones, Ben Timlett
- The Reluctant Revolutionary, de Sean McAllister
- The British Guide to Showing Off, de Jes Benstock
- Trishna, de Michael Winterbottom
- Another Year, de Mike Leigh
- Broken, de Rufus Norris
- Great Expectations, de Mike Newell
- Ill Manors , de Ben Drew
- My Brother The Devil, de Sally El Hosaini
- Dreams of a Life, de Carol Morley
- A Running Jump, de Mike Leigh
- The Odyssey, de Asif Kapadia
- The Swimmer, de Lynne Ramsay
- What If, de Max Giwa, Dania Pasquini
- London - The Modern Babylon, de Julien Temple
- The Pleasure Garden, de Alfred Hitchcock


EXPECTATIVA 2012

- Aujourd'hui, de Alain Gomis, Berlim 2012
- La Vierge, les Coptes et Moi, de Namir Abdel Messeeh ,Berlim 2012
- Kuma, de Umut Dag, abertura do Panorama, Berlim 2012
- Imagine, Andrzej Jakimowski, Toronto 2012
- 18 Comidas, de Jorge Coira
- Qual o nome do bebê - Le Prénom, de Alexandre de la Patelliére, Matthieu Delaporte
- The Loneliest Planet, de Julia Loktev
- UFO In Her Eyes, de Xiaolu Guo
- L'âge Atomique, de Héléna Klotz, Berlim 2012
- Una Noche, de Lucy Mulloy, Berlin e Tribeca 2012
- An Oversimplification of Her Beauty, de Terence Nance
- Electrick Children, de Rebecca Thomas, Sundance e Berlin 2012
- Room 514, de Sharon Bar-Ziv, Tribeca 2012
- Celeste and Jesse Forever, de Lee Toland Krieger, Sundance 2012
- Your Sister’s Sister, de Lynn Shelton, Sundance 2012
- About Face: The Supermodels, Then and Now, de Timothy Greenfield-Sanders, Sundance 2012
- Inori, Pedro Gonzalez-Rubio, Locarno 2012
- Smashed, James Ponsoldt, Sundance 2012
- Egg and Stone, de Ji Huang, vencedor do Festival de Rotterdam 2012
- The Invisible War, de Kirby Dick, Sundance 2012
- Man on Ground, de Akin Omotoso, Berlin 2012
- God’s Neighbours, de Meni Yaesh, Cannes 2012
- Starlet, de Sean Baker, Locarno 2012
- First Position, de Bess Kargman, Toronto 2011
- Approved for Adoption, de Jung Henin, Laurent Boileau
- Stones in the Sun, de Patricia Benoit, Tribeca 2012
- West of Memphis, de Amy Berg, Sundance 2012
- Summer of Giacomo, de Alessandro Comodin, Sundance 2012
- Peculiar Vacation and Other Illnesses, de Yousep Anggi Noen, Locarno 2012
- Chapiteau-Show, de Sergey Loban, Rotterdam 2012
- Just the Wind, de Benedek Fliegauf, Berlin 2012
- Oslo, 31. August, de Joachim Trier, Cannes 2011
- White As Snow, de Selim Gunes
- A Respectable Family, de Massoud Bakhshi, Cannes 2012


IMAGENS DE PORTUGAL

- Tabu, de Miguel Gomes
- A Moral Conjugal, de Artur Serra Araujo
- Florbela, de Vicente Alves do Ó
- A Republica Di Mininus, de Flora Gomes
- Filme do Desassossego, de João Botelho
- Cisne, de Teresa Villaverde
- Fantasia Lusitana, de João Canijo
- Belarmino, de Fernando Lopes
- A Virgem Margarida, de Licínio de Azevedo
- A Caça, de Manoel de Oliveira
- Famalicão, de Manoel de Oliveira
- Douro, Faina Fluvial, de Manoel de Oliveira
- ANIKI-BÓBÓ, de Manoel de Oliveira
- O Pão, de Manoel de Oliveira
- O Pintor e a Cidade, de Manoel de Oliveira
- As Pinturas do Meu Irmão Júlio, de Manoel de Oliveira
- Alvorada Vermelha, de João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata
- China, China, de João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata
- Parabéns!, de João Pedro Rodrigues
- Manhã de Santo António, de João Pedro Rodrigues
- A Última Vez que Vi Macau, de Joao Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata
- Morrer Como um Homem, de João Pedro Rodrigues
- O Fantasma, de João Pedro Rodrigues
- Odete, de João Pedro Rodrigues


MUNDO GAY – alguns títulos

- Beyond The Walls, de David Lambert; Cannes 2012
- Keep The Lights On, de Ira Sachs – vencedor do Prêmio Teddy Berlim 2012
- Call Me Kuchu, de Malika Zouhali-Worrall, Katherine Fairfax Wright: doc sobre David Kato, primeiro gay assumido de Uganda: prêmio Teddy melhor doc – Berlim 2012
- Fucking Different XXX, de Bruce La Bruce, Maria Beatty, Jürgen Brüning, Émilie Jouvet, Manuela Kay, Kristian Petersen, Courtney Trouble, Todd Verow
- Bye Bye Blondie, de Virginie Despentes, com Emmanuelle Béart e Béatrice Dalle
- United in Anger: a History of ACT-UP, de Jim Hubbard
- How to Survive a Plague, de David France: sundance 2012
- Joshua Tree, 1951 - A Portrait of James Dean, de Matthew Mishory
- Cloudburst, de Thom Fitzgerald
- Les Invisibles, de Sébastien Lifshitz, Cannes 2012
- Facing Mirrors, de Negar Azarbayjani (Irã/Alemanha)
- Mapa para conversar, de Constanza Fernández. Prêmio de melhor diretor chileno no Festival de Santiago, 2011.
- Lovely Man, de Teddy Soeriaatmadja
- Zenne Dancer, de Caner Alper, Mehmet Binay


MOSTRA GERAÇÃO – ALGUNS TITULOS

- O quadro, Le Tableau, de Jean-François Laguionie
- Perdido na África, Lost in Africa, de Vibeke Muasya
- A lista secreta, The Secret Letter, de Simone van Dusseldorp
- A filha de inverno, Winter’s Daughter, de Johannes Schmid
- Goleiro do Liverpool, The Liverpool Goalie, de Arild Andresen
- A morte do super-herói, Death of a Superhero, de Ian FitzGibbon
- O homem da lua, Moon Man, de Stephan Schesch
- Virando Bicho, Virando Bicho, de Silvia Fraiha e Alexandre Carvalho


FRONTEIRAS

- Reporting ...
A Revolution, de Bassam Mortada
- The Summit, de Franco Fracassi, Massimo Lauria
- Big Boys Gone Bananas!, de Fredrik Gertten
- The Reluctant Revolutionary, de Sean McAllister
- Special Flight, de Fernand Melgar
- We Are Legion: The Story of the Hacktivists, de Brian Knappenberger
- High Tech, Low Life, de Stephen Maing
- Chronique d’un Iran Interdit, de Manon Loizeau
- Stolen Seas, de Thymaya Payne
- Suffering Grasses, de Iara Lee
- The War Around Us, de Abdallah Omeish


FILM DOC

- Le Sommeil D'or, de Davy Chou
- Roman Polanski: A Film Memoir, de Laurent Bouzereau
- Woody Allen: A Documentary, de Robert B. Weide
- Method to the Madness of Jerry Lewis, de Gregg Barson
- Final Cut, de György Pálfi
- Pablo, de Richard Goldgewitch


MIDNIGHT MOVIES

- Room 237, de Rodney Ascher
- La Cinquième Saison, de Peter Brosens, Jessica Hope Woodworth
- Sightseers, de Ben Wheatley
- The King of Pigs, de Sang-ho Yeun
- Jack and Diane, de Bradley Rust Gray
- Comic-Con Episode IV: A Fan’s Hope, de Morgan Spurlock
- Los Chidos, de Omar Rodriguez Lopez
- Les Gouffres, de Antoine Barraud
- Doomsday Book, de Jee-Woon Kim, Phil-Sung Yim
- Kid-Thing, de David Zellner, Nathan Zellner
- Bones Brigade: An Autobiography, de Stacy Peralta
- Highway Gospel, de Jaret Belliveau, Craig Jackson
- Downtown 81, de Edo Bertoglio


MIDNIGHT MUSICA

- Michael Jackson Bad 25, de Spike Lee
- Shut Up and Play the Hits, de Dylan Southern, Will Lovelace
- Marley, de Kevin Macdonald
- Turning, de Charles Atlas
- Searching for Sugar Man, de Malik Bendjelloul
- Jobriath A.D., de Kieran Turner
- Under African Skies, de Joe Berlinger
- Paul Williams Still Alive, de Stephen Kessller
- Something from Nothing: The Art of Rap, de Ice-T, Andy Baybutt
- Neil Young Journeys, de Jonathan Demme
- Wild Style, de Charlie Ahearn


MIDNIGHT TERROR

- Maniac, de Franck Khalfoun
- Cabin in the Woods , de Drew Goddard 
- Let’s Make The Teacher Have a Miscarriage Club, de Eisuke Naitô
- Thale, de Aleksander Nordaas
- Juego de Niños, de Makinov
- The Possession, de Ole Bornedal
- Errors of the Human Body, de Eron Sheean
- A Little Bit Zombie, de Casey Walker
- Here Comes the Devil, de Adrián García Bogliano

MIDNIGHT SURF

- Lost and Found, de Doug Walker
- Minds in the Water, de Justin Krumb
- Intentio, de Loic Wirth 
- Splinters, de Adam Pesce
- Morning of the Earth, de Albert Falzon
- A Deeper Shade of Blue, de Jack McCoy
- Gauchos del Mar, de Julian Azulay, Joaquín Azulay
- Brasil Surf , de Olívio Petit
- Manufacturing Stoke, de Pierce Michael Kavanagh


PREMIÉRE LATINA

- Chocó, de Jhonny Hendrix Hinestroza
- Escuela Normal, de Celina Murga
- Joven y Alocada, de Marialy Rivas
- Palabras Mágicas (Para Romper Un Encantamiento), de Mercedes Moncada Rodríguez
- Pescador, de Sebastián Cordero
- Fecha de Caducidad, de Kenya Márquez
- After Lucia, de Michel Franco
- Post Tenebras Lux, de Carlos Reygadas
- 3, de Pablo Stoll Ward
- La Playa D.C., de Juan Andrés Arango
- Beauty, de Daniela Seggiaro
- Musica Campesina - Alejandro Tazo Loves America, de Alberto Fuguet
- Germania, de Maximiliano Schonfeld
- La Chica Del Sur, de José Luis García
- Viola, de Matias Piñeiro
- Todos Tenemos un Plan, de Ana Piterbarg
- Los Mejores Temas, de Nicolas Pereda
- La Suerte En Tus Manos, de Daniel Burman
- El Último Elvis, de Armando Bo
- Leones, de Jazmin Lopez
- Días de Pesca, de Carlos Sorín
- Un Mundo Secreto, de Gabriel Mariño
- Ánima Buenos Aires, de María Veronica Ramire
- The Bella Vista, de Alicia Cano Menoni
- Elefante Blanco, de Pablo Trapero
- Abrir Puertas y Ventanas, de Milagros Mumenthaler
- De Jueves a Domingo, de Dominga Sotomayor Castillo
- A Casa Elétrica, de Gustavo Fogaça


JOHN CARPENTER

- Fuga de Los Angeles (Escape from L.A.)
- Eles Vivem (They Live)
- Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China)
- Starman - O Homem das Estrelas (Starman)
- O Enigma de Outro Mundo (The Thing)
- Fuga de Nova York (Escape from New York)
- A Bruma Assassina (The Fog)
- Halloween - A Noite do Terror  (Halloween)
- Assalto à 13ª DP (Assault on Precinct 13)
- Memórias de um Homem Invisível (Memoirs of an Invisible Man)
- Fantasmas de Marte (Ghosts of Mars)
- Aterrorizada (The Ward)
- Vampiros (Vampires)
- Dark Star


MOSTRA ITINER
ÁRIOS ÚNICOS

- Ai Weiwei: sem perdão, (Ai Weiwei: Never Sorry), de Alison Klayman
- Anton Corbijn - Retratos do Rock, (Anton Corbijn Inside Out), de Klaartje Quirijns
- Marina Abramovic - Artista presente, (Marina Abramovic The Artist is Present), de Matthew Akers
- Pushwagner - a ira do artista, (Pushwagner), de Even Benestad, August B. Hanssen
- Wikileaks: Segredos & Mentiras, (Wikileaks: Secrets & Lies), de Patrick Forbes
- Gerhard Richter - a pintura, (Gerhard Richter Painting), de Corinna Belz
- Spalding Gray - tudo vai bem, (And Everything Is Going Fine), de Steven Soderbegh
- Julius Shulman - o fotógrafo da arquitetura moderna, (Visual Acoustics), de Eric Bricker
- Steve Jobs: a entrevista perdida, (Steve Jobs: The Lost Interview), de Robert X. Cringely
- Bill Cunningham New York, (Bill Cunningham New York), de Richard Press
- Joe Papp em cinco atos, (Joe Papp in Five Acts), de Tracie Holder, Karen Thorsen
- Vida e morte de Marina Abramovic segundo Bob Wilson, (Bob Wilson’s Life & Death of Marina Abramovic), de Giada Colagrande


DOX

- Words of Witness, de Mai Iskander
- Detropia, de Heidi Ewing, Rachel Grady
- We’re Not Broke, de Karin Hayes, Victoria Bruce
- The World Before Her, de Nisha Pahuja
- My Neighbourhood, de Julia Bacha, Rebekah Wingert-Jabi
- Moving Up, de Loghman Khaledi
- Nessa, de Loghman Khaledi
- L’ame en Sang, de Olivier Morel
- L.A Gangs de Femmes, de Stephanie Lamorre
- Here we Drown Algerians - October 17th, 1961 , de Yasmina Adi


MEIO AMBIENTE

- Nuclear Nation, de Atsushi Funahashi
- Chasing Ice, de Jeff Orlowski
- A Fierce Green Fire, de Mark Kitchell
- The Island President, de Jon Shenk
- Polluting Paradise, de Fatih Akin
- Trashed, de Candida Brady
- Les Moissons du Future, de Marie-Monique Robin

CURTAS BRASILEIROS SELECIONADOS

Curtas de ficção:
- "A dama do Estácio", de Eduardo Ades (RJ), com Fernanda Montenegro
- "A nona vítima", de Diego Zon (ES)
- "Acontece", de Felipe O'Neill e Guilherme Scarpa (RJ)
- "Aluga-se", de Marcela Lordy (SP)
- "Condição", de Victor Quintanilha (RJ)
- "Eva no verão - um filme tremido de amor", de Dodô Azevedo (RJ)
- "Funeral à cigana", de Fernando Honesko (SP)
- "Linear", de Amir Admoni (SP)
- "O colecionador", de Günter Sarfert (SP)
- "Palhaços não choram", de Luisa Mello (RJ)
- "Penas", de Paulinho Caruso (SP)
- "Realejo", de Marcus Vinicius Vasconcelos (SP)
- "Singelos envelopes", de Bruno Vaks (RJ)
- "Uma vida inteira", de Ricardo Santini e Bel Ribeiro (SP), com Alice Braga

Curta Docs:
- "A cidade", de Liliana Sulzbach (RS)
- "Agoniza, mas não morre", de Gabriel Meyohas (RJ)
- "Barbeiros", de Luiz Ferraz e Guilherme Aguilar (SP)
- "Confete", de Jo Serfaty e Mariana Kaufman (RJ)
- "Zéfiro explícito", de Sergio Duran e Gabriela Temer (RJ)

Curtas da mostra Novos Rumos
- "Canção para minha irmã", de Pedro Severien (PE)
- "Janaína", de Anna Azevedo (RJ)
- "O fim da noite", de Dagmar Klingenstein (RJ)
- "O que restou do céu" (RJ)
- "Povo fala", de Luka Melero (RJ)
- "Souvenirs de verão", de Luíza Carneiro e Marina Erlanger (RJ)

Curtas da Mostra Retratos
- "Barbara em cena", de Ellen Ferreira (RJ)
- "Cabelo apresenta MC Fininho e DJ Barbante no baile funk (Gentil) carioca", de Marcella Virzi (RJ)
- "O pai do gol", de Luiz Ferraz (SP)
- "O sonho de laura", de Sabrina Carauta e Jasmin Sánchez (RJ)




LONGAS BRASILEIROS SELECIONADOS em post anterior aqui no blog.